CELEBRAÇÃO AO DIA DOS POVOS ORIGINÁRIOS DO BRASIL EM BANZAÊ

A Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (ARCAS) participou das festividades indígenas Kiriri realizadas nas aldeias de Pau Ferro, Sacão Saco dos Morcegos e Cajazeira, no município de Banzaê. O evento reuniu diferentes comunidades indígenas, fortalecendo a valorização e preservação de suas culturas. É tradição a realização dessas festividades do Povo indígena Kiriri, que organiza diversas atividades para celebrar, se reafirmar  e preservar a história e a diversidade cultural dos seus povos, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação dessas tradições.

Os colaboradores da ARCAS, Márcio de Jesus, Joseane Dantas e Edilza França, estiveram presentes no evento.

Na aldeia Kiriri Pau Ferro, a programação contou com um Desfile, palestra, apresentações e dança do toré.  A aldeia Cajazeira realizou o Ritual da zambumba, jogos, celebrações, janta coletiva e apresentação do Toré, entre outros.  A Aldeia Sacão Saco dos Morcegos trouxe na programação apresentações, jogos de tradição indígena, ritual da aldeia samba, de zabumba e pintura dentre outras.

As aldeias receberam muitas visitas, entre alunos, centros de cultura, professores e visitantes em geral.  “Respeitar e valorizar essas ações e iniciativas dos povos indígenas é compromisso da ARCAS na luta pelo promoção dos direitos sociais e respeito à diversidade cultural dos povos indígenas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, destacou a técnica da ARCAS,  Edilza França, que é indígena residente na aldeia Araçás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *