Ontem, dia 28 de agosto, Feira de Santana sediou um importante encontro para a Economia Popular e Solidária: a Conferência Interterritorial, onde os colaboradores da Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (ARCAS) Manoel Barbosa Santana, Maria de Fatima Santana Cruz e Stela Lima, além dos representantes da COAPIS, Antônio Viana, e Ede Cláudio dos Santos, da Escola Família Agrícola (EFA) se juntaram a outros representantes de diversos municípios baianos. O evento, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia, teve como foco central discutir e propor iniciativas que serão apresentadas na próxima Conferência Estadual de Economia Solidária (Conaes – BA), agendada para novembro em Salvador.
A conferência, que teve como tema Emprego “Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”, foi estruturada em torno de cinco eixos temáticos fundamentais para a Economia Solidária: realidade socioambiental, cultural, política e econômica; produção, comercialização e consumo; financiamento, crédito e finanças solidárias; educação, formação e assessoramento técnico; e ambiente institucional, incluindo legislação, gestão e integração de políticas públicas.
Na oportunidade, o colaborador Manoel Barbosa Santana destacou a importância de cada eixo ter sido minuciosamente analisado para não só compreender o estado atual das práticas de Economia Solidária em diferentes territórios, mas também para propor soluções que fortaleçam e expandam essas práticas de maneira sustentável e inclusiva. “A conferência proporcionou uma plataforma vital para a troca de experiências entre uma diversidade de cooperativas, associações e iniciativas da economia popular e solidária na Bahia”.
A Conferência Interterritorial reuniu aproximadamente 400 representantes dos territórios Portal do Sertão, Bacia do Jacuípe, Recôncavo e parte dos municípios do Semiárido Nordeste II e Sisal. As discussões e conclusões alcançadas durante o evento serão agora levadas adiante para a Conferência Estadual, onde novas perspectivas e ações concretas poderão ser delineadas para promover ainda mais o desenvolvimento da Economia Solidária no estado da Bahia.
Ede Claudio, Antônio Viana e Maria de Fátima foram eleitos Delegados para a etapa estadual em Salvador.