Comunidades Quilombolas de Jeremoabo realiza Feira Cultural Quilombola na comunidade de Viração no município de Jeremoabo.
A festividade aconteceu nos dias 27 e 28 de janeiro de 2017. O evento foi uma promoção da SEPROMI em parceria com a ARCAS, que com a participação de comunidades circo vizinhas garantiu um momento de troca de conhecimentos, exposição dos produtos da comunidade, corte de cabelo, maquiagem, desfile da beleza negra, oficinas, concurso de poesia, manifestações culturais, diversão, palestras e um forró com artistas da comunidade.
O Projeto Raízes: reconhecendo e valorizando a cultura negra, constitui um instrumento de participação sócio educacional para o reconhecimento, valorização e conservação da cultura Afro-Brasileira. Além disso, possibilitou estabelecer uma dinâmica de participação de homens, mulheres e jovens no processo de resgate e valorização do jeito de viver e se relacionar das comunidades quilombolas, de maneira que conheçam e assegurem o direito à igualdade de condições de vida e de cidadania, assim como garantirem igual direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira.
As comunidades Quilombolas do município de Jeremoabo, são comunidades negras rurais formadas por descendentes de africanos escravizados, que vivem na sua maioria, da agricultura de subsistência e da criação de animais, as terras foram doadas, compradas ou ocupadas há bastante tempo. A comunidade se organiza por associações, banco de sementes crioulas e grupos produtivos (produção de sequilhos, broas e bolos, doces, comidas tipicas), algumas comunidades conquistaram o título de reconhecimento como comunidade quilombola pela Fundação Palmares. Essas comunidades são resilientes na luta por direitos, que não desanimam, tampouco perdem alegria de viver. Essas são características e símbolo da resistência cultural, mantém viva suas manifestações culturais como danças de coco, samba e roda, cirandas, cantigas, músicas, rezas dentre outras manifestações.
O evento é uma conquista da comunidade, sendo a proposta elaborada pela ARCAS e contemplada com o edital novembro negro junto a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – SEPROMI.
Confira cobertura fotografica na nossa pagina do fecebook: arcas de Cicero Dantas