DELEGAÇÃO DO TERRITÓRIO SEMIÁRIDO NORDESTE II PARTICIPA DA 6ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Mais de 800 pessoas de toda a Bahia estiveram reunidas, entre os dias 17 e 19 de outubro, em Salvador, na 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, um importante espaço de reflexão e diálogo sobre a superação da fome e a construção da soberania alimentar. Na oportunidade, representantes de todos os territórios de identidade do estado refletiram sobre o tema central “Superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social”, identificando problemas que impedem a superação da fome e da insegurança alimentar e apontando caminhos para avançar em políticas estruturantes rumo à soberania alimentar. Os colaboradores da ARCAS, Fátima Santana, Fernando Fonseca, Josimara Alves e Valéria Rodrigues, fizeram arte da Delegação do território Semiárido Nordeste II.


Durante os três dias de evento, foram realizados debates, palestras, mesas-redondas e grupos de trabalho para discutir as principais questões relacionadas à segurança alimentar e nutricional. Entre os problemas identificados, destacou-se a falta de acesso da população a alimentos de qualidade,. Além disso, foram apontadas questões relacionadas à produção de alimentos, como a falta de incentivo à agricultura familiar e a dependência excessiva de alimentos industrializados.
Para avançar em políticas estruturantes, os participantes da conferência propuseram a criação de programas de fortalecimento da agricultura familiar, a implementação de políticas de educação alimentar nas escolas e a criação de incentivos para a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis. Na oportunidade, foi encaminhada a LEI DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO como um proposta estruturante no combate à insegurança alimentar e nutricional.


A garantia da participação social foi destacada como fundamental para a construção de políticas efetivas. Dessa forma, a conferência buscou promover a inclusão de diversos setores da sociedade, como organizações não governamentais, movimentos sociais, universidades e setor privado, no debate e na elaboração de propostas.
A abertura da Conferência, no último dia 17, contou com a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que, na ocasião, destacou a importância de promover espaços como esse. “As conferências organizam o debate em torno de proposições. Ao longos desses dias, os delegados escolherão as principais propostas debatidas aqui na Bahia e levarão à Brasília na conferência nacional, assim como os representantes dos outros estados, para conduzir uma política nacional de segurança alimentar e nutricional”.


Também presente no evento, o Coordenador executivo da ASA Bahia e Conselheiro do CONSEA, Naidison Batista, chamou atenção ao destacar que são 33 milhões de pessoas passando fome. “Essa forme tem cor, tem gênero, tem lugar. Elas são pessoas com as quais a gente lida. Quem está aqui é para ser contra a indiferença e elaborar propostas para que possamos oferecer ao governo da Bahia para o enriquecimento do Programa Bahia sem Fome e elaboração de propostas para efetivação de políticas públicas nesse segmento”.

Ao final dos debates foram eleitos delegados e delegadas para a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que acontecerá no período de 11 a 14 de dezembro de 2023, em Brasília (DF). Pelo Semiárido Nordeste II, foram eleitos: Eduardo Damasceno, Jamilli Santana, Josimara Alves e Valéria Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *