“Caderneta Agroecológica: Empoderando Mulheres, fortalecendo a Agroecologia” foi tema da oficina de mulheres, que aconteceu na sede da Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (ARCAS), no município de Cícero Dantas. Celebrando o Março Mulher, o evento foi realizado na última sexta-feira, 08, e culminou com Marcha pela Vida das Mulheres e apresentações culturais.
A Caderneta Agroecológica permite o registro da produção feita pelas mãos das mulheres que vai para o consumo da família, para comercialização, doação e troca, dando visibilidade à contribuição das mulheres na produção de alimentos e riquezas, além de impulsionar o debate de gênero no meio rural, contribuindo no fomento à produção agroecológica e afirmação das mulheres enquanto agricultoras.
Na oficina, as agricultoras Marineide, da Comunidade Valérias; e Maria de Fátima (Chica), da comunidade Viuveira, ambas no município de Heliópolis, acompanhadas pela instituição, através do projeto Ater Mulher – Bahiater/SDR Bahia, socializaram suas experiências com a Caderneta Agroecológica, compartilhando como essa ferramenta simples tem contribuído para a mensuração da renda, impulsionado a produção diversificada, fortalecimento da agroecologia e a construção da autonomia e empoderamento das mulheres rurais.
Na roda de diálogo, participaram agricultoras de oito municípios do território com discussões e trocas de experiências sobre a importância da agroecologia para a sustentabilidade ambiental, econômica e social das comunidades rurais e a importância da caderneta como instrumento de luta das mulheres.
De acordo com a Coordenadora do Ater Bioma Caatinga, Valéria Rodrigues, a oficina foi uma oportunidade de reforçar a importância da participação das mulheres no desenvolvimento sustentável, na luta pela igualdade entre os gêneros, oportunizou a troca de conhecimentos e experiências entre agricultoras e técnicos/as da região. “A Caderneta Agroecológica se mostrou como uma ferramenta fundamental nesse processo, contribuindo na construção da autonomia, visibilizando o protagonismo e o trabalho desenvolvido pelas mulheres rurais no sentido de conscientizá-las e que elas possam mudar sua realidade a partir do empoderamento”.
MARCHA PELA VIDA DAS MULHERES
Como parte da programação, foi realizada também a Marcha pela Vida das Mulheres, através de parceria da ARCAS e Prefeitura Municipal de Cícero Dantas, reunindo agricultoras beneficiárias dos Projetos Ater Bioma Caatinga e Ater para Mulheres Rurais. Na oportunidade, foi realizada uma caminhada pelas principais ruas da cidade, chamando a atenção para diversas pautas no âmbito do Março Mulher.
A marcha contou com a participação de mulheres, que carregavam cartazes e faixas com mensagens de empoderamento feminino, direitos das mulheres, combate à violência de gênero e igualdade de oportunidades.
Na rua, as vozes das mulheres anunciavam a conquista de direitos e denunciava o quanto ainda precisa avançar a pauta das mulheres (saúde, educação, trabalho, direito à água, a busca de autonomia financeira das mulheres rurais, por políticas públicas) para construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Ao final da marcha, as participantes se reuniram em frente à ARCAS, onde foram realizadas falas, apresentaram suas manifestações culturais e show musical. Estiveram também prestigiando a MARCHA, a Deputada Estadual Fátima Nunes; o Secretário Municipal de Educação, Felipe Castro; a Diretora de Cultura, Leide Correia, além dos diretores e colaboradores da ARCAS.
A Marcha pela Vida das Mulheres foi um momento importante de mobilização e conscientização, que reafirmou o compromisso da ARCAS e da Prefeitura de Cícero Dantas com a promoção dos direitos das mulheres e o fortalecimento do papel feminino no desenvolvimento sustentável do município. A iniciativa também contribuiu para fortalecer o protagonismo das mulheres rurais, valorizando suas experiências, conhecimentos e contribuições para a sociedade.
Parabéns à Arcas, vcs desenvolvem um trabalho belíssimo…
Admiro muito!!! Que Deus abençoe grandiosamente, a cada um de vcs, de modo especial, as mulheres…