O projeto do Governo da Bahia contemplará seis municípios do Território Semiárido Nordeste II, através da Arcas
Em busca de firmar parcerias para o fortalecimento dos resultados do Ater Mulher no Semiárido Nordeste II, a Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (ARCAS) e a equipe do projeto se reuniram, de forma virtual, na última terça-feira, 26, com representações do município de Ribeira do Pombal/BA. A finalidade foi apresentar o Ater Mulher, projeto do Governo da Bahia, com o objetivo de dar visibilidade e valorizar as mulheres rurais bem como suas contribuições no núcleo familiar e na sua comunidade. O projeto iniciou suas atividades no território neste mês de janeiro. A técnica, que atuará no município por três anos, Maria de Fátima Santana Cruz, ressaltou que o Ater Mulher será de extrema importância para Ribeira do Pombal, “já que atuará em algumas comunidades, e beneficiará aproximadamente 90 famílias de mulheres rurais, levando assistência técnica, acesso a crédito bancários, emissão e renovação de DAP´s, palestras com diversos temas, enfim estimulando a participação das mesmas em diversas políticas públicas”. Maria de Fátima lembrou ainda que para alcançar as metas traçadas pela equipe e pelo Governo da Bahia é fundamental o apoio de parceiros e parceiras do projeto dentro do munícipio.
O encontro foi bastante participativo, e contou com as falas de representantes de diversos órgãos locais, que destacaram a importância do projeto para o município e firmaram compromissos de parceria com a equipe a fim de garantir a excelência nos resultados desejados. O Secretário Municipal de Agricultura, Jairo Monteiro Filho, conhecido como Jairinho, foi um dos participantes que já se colocou à disposição dessa grande ação. Na ocasião, ele parabenizou o Governo da Bahia pela iniciativa de implantar um projeto inovador que prioriza as mulheres do campo. “Sei das lutas das mulheres, por isso não posso deixar de parabenizar o Governo por essa oportunidade. Também não posso deixar de parabenizar a Arcas, que já conhecemos de outros projetos e que, sem dúvidas, fará um brilhante trabalho. A Secretaria está de portas abertas para ajudar no que for preciso”.
Além da presença de representante da SETAF/Bahiater, órgão responsável pela validação das atividades do Ater Mulher, o evento contou ainda com a participação de técnicos da ADAB e da CAR e das secretarias municipais, além de lideranças de associações rurais e políticas. No território, seis municípios foram contemplados: de Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Heliópolis, Jeremoabo e Ribeira do Pombal.