PROJETO ATER MULHER É APRESENTADO A PARCEIROS DE HELIÓPOLIS E JEREMOABO

Ater Mulher é uma realização do Governo da Bahia executado pela ARCAS

As atividades de lançamento do projeto Ater Mulher, que será executado pela Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (ARCAS) em seis municípios da região, continuaram, nesta segunda-feira, dia 25. Pela manhã, uma reunião virtual contou com a participação de parceiros de diversos segmentos de Jeremoabo/BA, entre secretarias municipais e outros órgãos públicos, associações, instituições sociais e de associações comunitárias. Graças à sensibilidade do Governo da Bahia, e à atuação da Arcas neste território, o Ater Mulher chega ao município com a finalidade de prestar Assistência técnica e de extensão rural e estimular a implantação de políticas públicas para a agricultura familiar com foco nas mulheres rurais. A técnica responsável pelo acompanhamento das famílias em Jeremoabo, Stela Lima do Nascimento Jesus, durante o encontro falou da importância da valorização da mulher do campo. “Esse projeto será muito importante, pois ele foi pensado para a família como um todo, mas desta vez dará um olhar especial para a mulher. O Ater Mulher quer valorizar o papel da mulher no núcleo familiar. As mulheres são executoras em duas linhas: além de desempenhar trabalho doméstico, também é responsável por tarefas como cuidar de hortas e quintais, pegar os ovos, cuida das galinhas, etc. Esse projeto quer mostrar o quanto nós mulheres trabalhamos, mas ainda não somos valorizadas, somos invisíveis. Podemos fazer muitas coisas ao mesmo tempo e não apenas colaboramos com os fazeres domésticos; cuidamos da segurança alimentar da família e ainda podemos contribuir com a renda familiar”.

À tarde, foi a vez dos parceiros de Heliópolis/BA conhecerem o projeto. A receptividade foi animadora, contando com um público bastante participativo, reunindo secretários e técnico municipais, vereadores, e lideranças comunitárias. Assim como ocorreu pela manhã, a equipe do projeto, liderada pelas Coordenadoras Thaís Nascimento Meneses e Helaine Benevides do Nascimento, e o Presidente da Arcas, José dos Santos Neto, conhecido como Zé Pequeno, traçou uma linha do tempo acerca da história da atuação da instituição nesses 25 anos de Assistência Técnica aos municípios da região, até chegar a esse momento de implantação desse projeto inovador, que tem como foco a mulher rural. A técnica que atuará em Heliópolis, Valéria Rodrigues, comentou os objetivos da atividade de hoje. “As parcerias são importantes porque os projetos eles acabam, e as famílias ficam. Neste sentido, cada parceria pode contribuir de maneira distinta para um objetivo, neste caso fortalece a agricultura familiar no município, com foco na construção da autonomia, e nos processos produtivos das mulheres”.

O evento contou com a participação do Coordenador Técnico da Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF/Bahiater), órgão do Governo da Bahia, Saulo de Tarso Lima Chaves, responsável pela validação das atividades do projeto no território Semiárido Nordeste II. Nos três anos de atuação, o Ater Mulher acompanhará 540 famílias de agricultoras, sendo 90 por município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *